domingo, 14 de abril de 2013

Tradução reportagem do Haiti


Haiti torna oficial o vodu









Mais de 90% dos haitianos são ditas para praticar vodu


Voodoo tem sido praticada no Haiti desde o final do século 18, mas só agora ele foi reconhecido como uma religião em pé de igualdade com os outros cultuados no país.

Católica do Haiti presidente, Jean-Bertrand Aristide, tomou a decisão anterior, em abril, o que significa que as cerimônias de vodu, como casamentos têm agora em pé de igualdade com os católicos.

A mistura de deuses e deusas e santos católicos é uma parte integrante da vida haitiana - um ditado comum é que os haitianos são católicos 70%, 30% protestantes, e vodu 100%.

"Nós sempre fomos a religião majoritária no Haiti - que nunca foi ilegal a ser um voodooisant", disse Mambu Racine Sumbu, uma sacerdotisa de vodu americano que vem praticando no Haiti por 15 anos.

Ela disse ao programa da BBC World Service da Religião Reportagem: "O que o presidente Aristide fez por nós, para o qual estamos muito agradecidos, é facilitar-nos a obtenção do estatuto de que precisamos para executar juridicamente vinculativos cerimônias religiosas."

"Grande beleza"

Vodu haitiano adquiriu uma má reputação internacional durante as ditaduras do médico vodu, François "Papa Doc" Duvalier, e seu filho, Jean-Claude, ou "Baby Doc".





Noventa e cinco por cento do vodu é simplesmente a invocação dos espíritos para ajudar as pessoas a sobreviver o que às vezes é uma vida muito difícil



Voodoo especialista Leslie Griffiths


Presidentes dos EUA John F. Kennedy - cujo assassinato Papa Doc alegou "crédito" para após a colocação de uma maldição vodu com ele - e Jimmy Carter condenou os regimes para o uso de vodu para reprimir seu povo.

Mas Sacerdotisa Sumbu disse que o uso apropriado do vodu teve pouco a ver com tal opressão.

"Grande parte da imagem que as pessoas têm do Haiti é baseado em anti-voodoo propaganda", disse ela.

"Nossa religião é uma religião de grande poder e beleza.

"O decreto do presidente Aristide fez por nós é nos dar o mesmo status legal que outras religiões no Haiti, mas temos sido sempre a religião da maioria - mais de 90% dos haitianos são voodooisant.

"Então agora nós estamos esperando para obter algo para nos permitir criar nossas próprias escolas, nossos hospitais próprios e assim por diante.

"Este é o primeiro passo".

'Hollywood vista'

Leslie Griffiths, uma época chefe do Metodista britânica Igreja e um renomado especialista em Haiti, disse que também saudou a decisão.

"O vodu é parte do ar que respiramos haitianos", disse ele.

"Ao contrário do que os crentes ocidentais poderia pensar, não é de todo ruim.

"Há excessos que são cometidos em nome do vodu que todos - incluindo alguns adoradores de vodu - que tome posição contra.

"Mas, no geral, não é de todo incomum que as pessoas sejam, tanto no mundo do vodu e no mundo do catolicismo romano."

E ele atacou a visão estereotipada do vodu como uma espécie de culto de magia negra.

"Francamente esta visão de Hollywood é uma das primeiras coisas que as pessoas precisam para desenganar-se de", disse ele.

"Noventa e cinco por cento do vodu é simplesmente o. Invocação dos espíritos para ajudar as pessoas a sobreviver o que às vezes é uma vida muito difícil, e às vezes para aliviar e aplacar o que é um Deus muito distante

"Eu acredito que a mística do voodoo existe porque não é oficial.

"Agora que foi dada uma posição oficial, quanto eles vão contribuir? Que atitudes sociais irão desenvolver?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário